sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Beta do Internet Explorer 9 público chega em setembro



O navegador de internet mais utilizado do planeta vai ganhar uma nova versão no próximo mês. A Microsoft lançará um beta (versão para testes) público do Internet Explorer 9 em 15 de setembro para usuários rodando Windows 7 ou Vista na máquina.
E o XP?
Atualmente, cerca de 68% dos PCs com um sistema operacional da Microsoft instalado ainda utilizam o Windows XP, lançado em 2001. O IE6 é o segundo navegador mais usado no mundo, com quase 17% de fatia de mercado, segundo a empresa de estatísticas na internet NetApplications. Os dados mostram a complicada relação XP IE6.
Sistema operacional velho – e bom, tanto que dura até hoje – e navegador antigo (péssimo para a internet atual, diga-se) têm perpetuado o fantasma da Operação Aurora, na qual crackers (programadores mal intencionados) se valeram de brechas do IE6, no início deste ano, para acessar dados restritos de usuários de e-mail (leia mais aqui).
A briga entre os browsers é grande, e reúne nomes de peso em outros setores da informática, como o Google, que com o Chrome é o terceiro colocado no ranking da preferência dos usuários. Resta esperar setembro para ver o que o IE9 tem de bom, diferente, e até de ruim.
Os interessados no IE9 podem ficar de olho no site Internet Explorer 9 test drive (clique aqui para acessar). É desse endereço que vem aimagem acima.