segunda-feira, 21 de junho de 2010

Bloqueio ao Serviço Telemarketing -SP

já é possível bloquear telemarketing

A partir desta quarta-feira os paulistas que não quiserem mais receber ligações de telemarketing poderão se livrar do incômodo ou até mesmo escolher qual empresa terá acesso a seus telefones móveis e fixos. Entra em vigor em todo o estado de São Paulo a lei 13.226/2008, que prevê multas que variam de 212,82 a 3.192.300 reais conforme a infração cometida pelas empresas. "A lei proíbe que incomodem o cidadão", resume Evandro Zuliani, diretor de atendimento da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP).
Para se beneficiar da lei, o consumidor só precisa efetuar um cadastro no site do Procon. Clique aqui para conferir o passo-a-passo.
O serviço foi aberto na última sexta-feira e desde então já soma 60.000 consumidores. "Estamos recebendo uma média de 1.000 bloqueios por hora. Nesse ritmo, devemos chegar em breve a um milhão", diz Zuliani.
O bloqueio passará a funcionar trinta dias após o cadastro. Dessa forma, quem se cadastrar nesta quarta-feira e receber alguma ligação de telemarketing a partir do dia 1º de maio, deverá registrar uma reclamação pelo site ou telefone (151) do Procon-SP. Dados como o nome da empresa, horário da ligação e, se possível, o nome do atendente devem ser informados no registro da queixa.
O diretor do Procon-SP avisa ainda que, embora a lei seja estadual, o que importa é o destinatário da ligação. Logo, empresas sediadas fora de São Paulo também ficam impedidas de ligar para telefones registrados no estado que se cadastraram no Procon. Se o fizer, a companhia estará sujeita às mesmas sanções.