Não restam dúvidas: esse é o melhor gerenciador e editor de fotos que se pode encontrar. Nenhuma surpresa, já que é fornecido pelo Google. O que o Picasa faz? Seria melhor perguntar o que ele não faz.
Quando você instala o software, ele varre o seu disco rígido buscando por fotos. Normalmente esse tipo de processo poderia levar muito tempo, mas o Picasa conduz essa tarefa com uma velocidade invejável, ou seja, você não vai ficar esperando pra sempre.
Melhor que isso, o programa já vai mostrando as fotos à medida que as encontra, de maneira que você já pode começar a trabalhar nelas imediatamente, enquanto o Picasa continua sua busca. O software do Google é também um belo visualizador de imagens – você pode usá-lo no lugar do famigerado Visualizador de imagens e fax do Windows.
O Picasa tem um conjunto completo de ferramentas de edição e permite criar CDs de fotos, colagens, protetores de tela e pôsteres. Ele pode fazer upload de seus arquivos para o site de fotos Picasa Web Albums e pode publicar suas fotos em seu blog no Blogger. Mesmo se fosse um software pago, valeria a pena. Sendo gratuito, então, torna-se obrigatório para qualquer amante da fotografia digital.
Isso não quer dizer, no entanto, que o Picasa seja perfeito. Seus inúmeros recursos não estão muito bem organizados, e pode ser um pouco confuso usar o aplicativo. Mas quando você se acostumar a ele, vai ficar impressionado com seu potencial.
Repare que quando você instala o Picasa, o Google se torna seu mecanismo padrão de buscas. Caso não queira isso, certifique-se de desmarcar essa opção na hora da instalação.
